Casatiello Napoletano

Casatiello Napoletano

APRESENTAÇÃO

Casatiello Napoletano uma iguarias parecida com a massa de pão que conquistou seu espaço na Itália e no resto do mundo. Podendo ser feito de uma forma leve ou mais picante, dependendo dos recheio que for feito. Mas uma coisa não pode faltar, queijo, muito queijo. O grande segredo de um bom Casatiello Napoletano é o queijo e os tipos de carnes que são utilizadas no seu preparo.

Ingredientes

  • Água 350 ml
  • Farinha 800 g
  • Fermento 15 g
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Banha uma colher
  • Azeite 40 g

Para o recheio

  • Salame fatiado 250 g
  • Queijo lanche 200 g

Decorar

  • Ovos 2

Preparação do Casatiello Napoletano

Misture o fermento com a água em temperatura normal mexendo bem até que fique uma mistura homogênea, logo após, despeje na batedeira. Acrescente o azeite e a banha e comece a bater lentamente até os ingredientes se misturarem por completo. Coloque a farinha aos poucos para evitar a formação de caroços. Assim que terminar de misturar toda a farinha, você deve ter uma massa com uma consistência media.

Aumente a velocidade da batedeira e deixe bater por 15 minutos. Agora a massa deve estar com uma consistência mais firme, mas não exageradamente. Após esse tempo, deixe a massa descansar por meia hora e após esse tempo, espalhe a massa sobre uma superfície lisa para darmos a forma ao nosso casatillo e moldarmos para colocar o recheio.

Complementos

Enquanto a massa descansa, vamos cortar em pedaços as fatias do salame para preparamos o recheio. Pegue o queijo e faça pequenos cubinhos de queijo recheado com o salame picado anteriormente. Agora, podemos pegar metade da massa para preparar a parte inferior. Coloque um copo com a boca para baixo no centro da assadeira e espalhe a metade da massa na volta do copo de uma forma que cubra todo o fundo. Pegue os rolinhos de queijo recheados com salame e distribua sobre toda a superfície da massa. Após cobrir toda a massa com os rolinhos, pegue a outra metade da massa e molde sobre a parte inferior cuidando para que todo o recheio fique no interior da massa.

Para a cobertura, bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta, se preferir, e com o auxilio de um pincel, espalhe parte da mistura sobre toda a superfície, cuidando para não deixar que excessos caia na assadeira. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 160º e deixe assar por 40 minutos. Logo após passar esse tempo, aplique o resto da mistura de ovo sobre a massa, abaixe o fogo e deixe assando por mais 20 minutos.

E esta pronto. Uma saborosa refeição fácil de fazer e ótima para ser servida no café.

Armazenar

É recomendado o consumo imediato mas pode ser guardado em refrigerador por, no máximo 2 dias.

Conselho

Essa receita cai muito bem com recheio de frango ou bacon.

Veja também…