Iogurte caseiro

Iogurte caseiro

Apresentação

Pode parecer m√°gica para voc√™, mas o iogurte caseiro baseia-se em um dos processos mais usados ‚Äč‚Äčna cozinha: a fermenta√ß√£o. N√£o estamos aqui para uma aula de qu√≠mica, mas como acontece com os produtos fermentados, a transforma√ß√£o ser√° evidente. Para preparar o iogurte s√£o necess√°rios apenas dois ingredientes e um pouco de t√©cnico com o tempo voc√™ poder√° customizar o iogurte de acordo com o seu gosto. Por exemplo, se voc√™ adora iogurte cremoso, recomendamos que escolha leite integral, na verdade, quanto mais gordo o leite, mais denso √© o resultado final. A temperatura tamb√©m √© muito importante: a fermenta√ß√£o, de fato, depende muito dela.

Para obter um iogurte azedo no ponto certo, ele deve permanecer sempre constante, mas não é uma coisa fácil, então com base na temperatura externa você terá que aprender a reduzir os tempos de fermentação, se estiver muito quente, e prolongá-los se a temperatura for muito baixa. Depois de ter a base perfeita, você pode temperá-la de várias maneiras mas para obter um iogurte sempre diferente no café da manhã ou no lanche! Na caixa ao final da receita você encontrará todas as dicas para enriquecer o iogurte com frutas frescas, café ou cacau, ou transformá-lo em uma delícia Iogurte grego ! Basta começar a trabalhar para preparar o seu iogurte caseiro com a nossa receita!

Ingredientes

  • Leite integral 1 l
  • Iogurte grego (5% de gordura) 125 g
  • Morangos limpos 50 g
  • Iogurte caseiro 200 g

Preparação

Para fazer iogurte caseiro, coloque em uma panela e aquec√™-lo at√© uma temperatura de 45 ¬į. Enquanto isso, despeje o iogurte grego em uma tigela, de prefer√™ncia n√£o frio, e assim que o leite estiver na temperatura certa, coloque um pouco no iogurte.

Misture bem com um batedor para dissolver os caroços. Despeje no leite no fogão, depois transfira tudo quase imediatamente para um jarro com tampa ou tigela grande, possivelmente em temperatura ambiente. Cubra com filme plástico se estiver usando uma tigela. Tape novamente com uma toalha de mesa de cozinha (bloqueie a tigela com um elástico ou embrulhe apenas se estiver usando um frasco). Cubra tudo com uma manta de lã: serve para manter a temperatura constante e consequentemente favorecer a fermentação do iogurte.

Coloque no forno fora ou em um local ao abrigo de correntes de ar, verifique se a temperatura está entre 25 e 35 graus e certifique-se de que nunca desça abaixo de 25. Espere 10-12 horas sem nunca mover a tigela ou jarro, em seguida, transfira o iogurte na geladeira. Esta operação é muito importante, pois ajudará a engrossar o iogurte e resfriá-lo. Em seguida, deixe na geladeira por pelo menos 4-5 horas. Descubra o iogurte8 e servi-lo. Você pode reservar 125g desse iogurte para mais! Limpe os morangos e corte-os em cubos. São necessários 50 g para dar sabor a 200 g de iogurte. Despeje-os no recipiente de uma batedeira e misture até obter um purê. Despeje o iogurte em uma tigela pequena, adicione o purê de morango e misture com uma colher até que uma cor uniforme seja obtida. O iogurte de morango está pronto para servir.

Armazenar

O iogurte pode ser armazenado na geladeira por 7 dias em potes pequenos e bem fechados.

Conselho

Se voc√™ quiser usar um fabricante de iogurte, recomendamos que voc√™ siga as instru√ß√Ķes fornecidas no manual.

Veja tamb√©m…