Panuozzo napolitano

Panuozzo napolitano

Apresentação

Se você acredita que sábado à noite em Nápoles é só pizza Margherita e pizza frita, você está enganado. Mas não, não estamos falando de comida de rua à base de omelete ou mussarela em carrozza. Referimo-nos a um produto de nicho que os nossos amigos da Campânia conhecem muito bem. É o típico panuozzo napolitano da cidade de Gragnano. Um município conhecido pela produção de massas tiradas com bronze e deste especial produto de panificação.

Mas basicamente poderíamos dizer que o panuozzo napolitano é uma espécie de ciabatta, é cozido no forno a lenha e finalmente recheado com os ingredientes propostos no cardápio. As dimensões? Vão desde os solteiros, como lhe propomos, aos extragrandes, onde até 4 pessoas nos podem comer, escolhendo ainda mais sabores. Mas são longas filas de gente à espera de se sentar para consumir esta iguaria na companhia de amigos e familiares todos reunidos num ritual de puro e agradável convívio.

Ingredientes

  • Farinha de manitoba 300 g
  • 00 farinha 150 g
  • Água 250 g
  • Malte 12 g
  • Levedura de cerveja fresca 12 g
  • Sal até 15 g
  • Semolina para saborear

Recheio de berinjela

  • Berinjela 400 g
  • Tomate cereja 200 g
  • Manjericão a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta preta a gosto
  • Azeite virgem extra a gosto

Preparação

Para preparar o panuozzo, comece pela massa. Em um tijolo despeje a água em temperatura ambiente e dissolva o fermento usando um garfo. Em seguida, em uma tigela grande despeje a farinha, adicione a farinha, mexa com a mão e trabalhe despejando a água. Mas quando você chegar na metade, adicione o malte e um pouco mais de água. É a vez do sal e a parte restante da água.

Assim que a mistura ganhar consistência, transfira para a superfície e trabalhe manualmente por alguns minutos até obter uma esfera lisa e homogênea: se necessário, você pode adicionar uma pitada de farinha. Coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de tamanho, cerca de algumas horas. Enquanto isso, você pode cuidar do recheio de berinjela. Logo depois de lavá-los e secá-los, retire o talo e corte-os e finalmente você obtém palitos de cerca de 0,5 cm. Em seguida, uma panela, aqueça um pouco de óleo e adicione as berinjelas.

Segunda etapa

Logo após, cerca de 1 minuto em fogo alto, abaixe a chama quase ao mínimo, tempere com sal e cubra com a tampa. Mas deixe ferver por cerca de 30 minutos, mexendo ocasionalmente. Agora passe para os tomates cereja. Depois de lavá-los e secá-los, corte-os em 4 partes. Em uma panela aqueça uma gota de óleo, um dente de alho e retire, antes de mergulhar os tomates cereja. Cozinhe por cerca de dez minutos em temperatura média. Assim que as berinjelas estiverem cozidas, adicione os tomates e cozinhe por mais 5 minutos sem tampa. Logo após, tempere com sal, se necessário, e depois com pimenta. Adicione o manjericão picado à mão e deixe esfriar.

Neste ponto a massa deve estar pronta, recupere-a, retire o filme e despeje sobre uma placa de massa levemente enfarinhada com a sêmola. Estique a bola para obter um bigolo grande e uniforme e, em seguida, divida-a em 4 partes com um tarô. Em seguida alise suavemente dando um pequeno vinco e obtendo um retângulo. O comprimento não importa, o importante é conseguir a espessura de 1,5 cm e uma largura de cerca de 7 a 8 cm. Disponha os quatro bigoli sobre um pano polvilhado com semolina.

Também tire o pó da superfície e cubra com outro pano limpo. Mas deixe descansar por meia hora em um local que não seja muito frio e quando eles estiverem inchados transfira-os para uma pingadeira com papel manteiga.

Prossiga com o cozimento em um forno quente, em modo estático a 240 °, por cerca de 10-12 minutos. Mas quando estiver pronto, deixe esfriar completamente. Com uma faca de serra, corte-os em dois e comece a enchê-los: 2 com as berinjelas e 2 com presunto e queijo defumado. Escolha o seu panuozzo napolitano e aprecie a sua refeição!

Armazenar

Assim que o panuozzo napolitano estiver cheio, deve ser consumido imediatamente. Mas alternativamente, o ciabatta pode ser consumido dentro de 1-2 dias no máximo. A massa pode ser deixada para amadurecer na geladeira por 8-12 horas, reduzindo a quantidade de fermento. O congelamento não é recomendado.

Conselho

Basta variar o recheio do seu panuozzo napolitano de acordo com os seus gostos: linguiça e brócolis, um grande clássico da cozinha napolitana. Pimentão e frango grelhado (ou mesmo frito!) Ou almôndegas com molho. Para a versão vegetal, em vez disso, burrata, tomate cereja, cebola roxa e azeitonas ou húmus de grão de bico, cubos de tofu marinados e tostados na frigideira e couves a gosto.

Veja também…