Apresentação
Mais uma receita rápida e saborosa para ser feita a qualquer hora do dia, ainda assim, tem a opção de ser feita com os mais variados recheios dês de apenas queijo como a mistura de carnes e legumes. Uma canção conhecida de Pino Daniele é dedicada a Fortunato, referindo-se às iguarias que costumava vender por Nápoles carregando comida em um carrinho de bebê especialmente projetado. Era bem conhecido por seu excelente taralli, banha e pimenta e muito mais. Os sanduíches napolitanos, também chamados de pagnottielli ou pagnuttielli , foram uma das muitas especialidades que promoveu nas ruas, chamando a atenção com um apito, grito ou campainha! São sanduíches macios feitos com massa de pizza – às vezes enriquecidos com um pouco de banha, como se usa para tortano ou casatiello- que são recheados com ovos, enchidos e queijos.
Uma forma original de reaproveitar sobras de massa fermentada e que tem dado origem a mitos e lendas sobre esta preparação. Ainda assim, há quem os prepare como nós os apresentamos, outros como sanduíche recheado e ainda quem propõe bolinhas de onde saem os pedaços de recheio … banha sim, banha não é puramente discricionária. Em suma, a nossa pesquisa a certa altura parou, mas de uma coisa temos a certeza: os sanduíches napolitanos estão entre a comida de rua napolitana que dificilmente você vai conseguir resistir! Não se esqueça de nos contar sua versão, para que possa embelezar conosco esta página cultural.
Ingredientes
Ingredientes para o sanduíche
- Farinha 450 g
- Água 125 g
- Leite integral 125 g
- Levedura de cerveja fresca 15 g
- Azeite virgem extra 20 g
- Sal até 10 g
Para o recheio
- Mozzarella para pizza 150 g
- Mortadela peça inteira 100 g
- Salame napolitano peça inteira 100 g
- Ovos 4
- Parmigiano Reggiano DOP para ser ralado 40 g
- Pimenta preta a gosto
Modo de preparo
Para preparar sanduíches napolitanos, comece com a massa básica. Em um briquete misture água e leite, adicione o fermento e derreta com um garfo. Despeje a mistura em uma tigela onde você despejou a farinha e misture com as mãos. Aos poucos, adicione o óleo e então o sal. Assim que a mistura estiver consistente, transfira para a superfície e trabalhe por alguns momentos até que fique lisa. Coloque a bola em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer em local aquecido, então a uma temperatura constante de cerca de 26 ° -28 °, por algumas horas ou até dobrar de volume. . Enquanto isso, ferva os ovos por cerca de 9 minutos; quando estiverem firmes, escorra e descasque, a seguir esmigalhe grosseiramente com um garfo.
Corte a mortadela em pequenos cubos 10, o salame napolitano e mussarela. Logo após o tempo de levedura, a massa dobrará de volume. Transfira para uma placa de massa levemente enfarinhada e estenda com a ajuda de um rolo de massa até obter uma folha com pouco menos de meio centímetro de espessura. Mas espalhe as carnes curadas na superfície, deixando algum espaço livre em torno da borda. Adicione também os ovos, mussarela e parmesão ralado, então moa bastante pimenta-do-reino.
Etapa final
Enrole a massa até obter um rolo grande. Feche bem as pontas e deixe descansar na geladeira por meia hora: assim será mais fácil cortá-lo. Depois de resfriado mas corte o rolo em pedaços de cerca de 4-5 cm: com essas doses você deve obter 8. Transfira os rolos para uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele a superfície com um pouco de creme e gema de ovo batidos juntos. Mas cozinhe os sanduíches napolitanos em forno estático, já quente a 200 °, por cerca de 35 minutos. Deixe esfriar por alguns minutos antes de apreciá-los.
Armazenar
Os sanduíches napolitanos podem ser guardados 2 a 3 dias na geladeira, tendo o cuidado de aquecê-los no forno antes de servir.
Conselho
Você pode misturar sanduíches napolitanos com banha ou manteiga em vez de óleo e usar as carnes curadas de sua preferência como alternativa às que sugerimos.