Pão de Soda

Apresentação

O pão refrigerante é o pão tradicional irlandês sem fermento, rápido de fazer e ideal para o café da manhã. Hoje existem muitas variações de pão de soda, até porque cada forno aperfeiçoou sua receita, um dos principais ingredientes, porém, continua sendo o bicarbonato de sódio: o elemento que o torna único. Nesta receita a farinha de Manitoba é misturada com uma farinha integral e após a adição do sal adiciona-se também o bicarbonato e o leite mas quando juntos atuarão como um agente fermentador.

O ácido liberado pelo leite, de fato, permite que o bicarbonato suba, dessa forma não é necessário adicionar o fermento. Então, o segredo para obter um pão refrigerante excelente, porém, é trabalhar muito pouco a massa e cozê-la imediatamente. Ainda assim, o resultado será um pão macio e farinhento, caracterizado pela típica cruz na superfície, perfeito para ser dividido em quatro, guarnecido com manteiga e geleia e talvez acompanhado de um chá quente. Você apenas tem que preparar o pão refrigerante para trazer a bondade e a fragrância do pão caseiro para a mesa em um piscar de olhos!

Ingredientes

  • Farinha de manitoba 185 g
  • Farinha de trigo integral 185 g
  • Leite integral 390 g
  • Sal até 9 g
  • Bicarbonato 6 g

Preparação

Para preparar o pão de soda, despeje as duas farinhas em uma tigela, sal e bicarbonato de sódio. Logo após despeje o leite aos poucos, amassando com as mãos, sirva-se de uma espátula e não se preocupe se a massa ficar pegajosa. Assim que o leite estiver completamente absorvido e obtiver uma mistura homogênea, transfira-o para uma forma, forrada com uma folha de papel manteiga, com 20 cm de largura na superfície e 18 cm na base. Sirva-se de uma espátula para espalhar a massa na forma e nivelar a superfície. Umedeça uma faca e use-a para fazer um corte em forma de cruz. Neste ponto 10Asse em forno estático pré-aquecido a 200 ° por 40 minutos na prateleira central. Retire o pão e em seguida esfriar antes de cortar e servir.

Armazenar

Você pode guardar o pão refrigerante em um saco plástico por até 2 dias. Você pode congelar o pão de soda e descongelar em temperatura ambiente conforme necessário.

Conselho

Apesar do advento da tecnologia, esse método de cozimento foi preservado, a tal ponto que hoje os fornos irlandeses especializados o cozinham em panelas de ferro fundido com tampa.

Veja também…