Como fazer manteiga caseira

Como fazer manteiga caseira

Quer experimentar a preparação de sobremesas com fermento ou quer simplesmente fazer um lanche com uma bela fatia de pão, manteiga e compota? Então nada melhor do que usar uma excelente manteiga caseira! Talvez nem todos saibam que fazer não é nada difícil: seguindo a escola de culinária clássica você aprenderá, com alguns passos simples, a preparar seu delicioso palito de manteiga. O segredo? Continue a bater as natas até que as gorduras se separem completamente dos líquidos, esprema bem a mistura e dê-lhe a forma desejada. O leitelho obtido pode ser conservado para fazer doces particularmente macios e perfumados, substituindo-o por leite. Fazer manteiga em casa é muito simples e muito gratificante! Experimente também a versão domanteiga vegana !

Ingredientes

  • Creme de leite l√≠quido fresco 500 g

Preparação

Para preparar a manteiga em casa, despeje o creme de leite, já frio da geladeira, na batedeira planetária com a tigela bem fria (recomendamos colocar o recipiente na geladeira pelo menos meia hora antes de usá-lo). Operar o misturador planetário, começar a bater o creme e quando for batido em picos duros, logo após continue batendo a mistura até que as gorduras tenham se separado completamente dos líquidos e as natas, que agora se transformaram em manteiga, terão adquirido uma cor amarelada: demorará cerca de 20 minutos. Quando as gorduras (ou seja: a manteiga) grudarem completamente nos chicotes, desligue a batedeira planetária, retire a mistura e transfira para uma peneira, colocada dentro de uma tigela.

Usando uma esp√°tula, remova todo o leitelho que se formou durante o processamento e transferi-lo para uma garrafa (voc√™ obter√° cerca de 250 gr, que podem ser guardados por 1-2 dias na geladeira e usados ‚Äč‚Äčpara o preparo de bolos, em vez de leite). Agora esprema bem a manteiga com as m√£os permitir que o l√≠quido nela contido saia completamente: esta opera√ß√£o √© muito importante, pois permite que a manteiga permane√ßa mais tempo e evita que fique ran√ßosa e oxide. Finalmente, d√™ √† manteiga a forma que voc√™ preferir ‚Ķ e voil√†! O jogo acabou! Voc√™ ter√° feito seu bast√£o de manteiga “caseiro”.

Armazenar

Se secar completamente do leitelho, a manteiga caseira vai durar cerca de um m√™s, fechada em um recipiente herm√©tico e colocada na geladeira. √Č poss√≠vel congelar a manteiga para que dure mais tempo. Mas para conservar o leitelho, coloque-o na geladeira coberto com filme pl√°stico por 1-2 dias.

Conselho

Para preparar a manteiga em casa √© necess√°rio usar natas bem frescas. Use uma batedeira el√©trica em vez da batedeira planet√°ria, os tempos de processamento do creme ser√£o maiores. A manteiga caseira √© excelente para todos os preparativos, mas tamb√©m √© boa para o gosto natural, espalhe, por exemplo, sobre uma fatia de p√£o, a seguir junte compota ou a√ß√ļcar simples (como os petiscos de antigamente ‚Ķ). A manteiga caseira, ao contr√°rio da manteiga comercial, tem um sabor mais delicado, quase doce; se preferir, voc√™ pode dar mais sabor amassando sal finamente picado com as m√£os para misturar bem.

Além disso, ou em alternativa, pode ser aromatizado ao seu gosto (ver informação sobre manteiga aromatizada). Mas se você usar sem aromatizantes ou sal, é ideal para a preparação de sobremesas com fermento onde não se deseja que o aroma da manteiga prevaleça. Por fim, usando leitelho em vez de leite para fazer pastéis com fermento, você obterá sobremesas muito macias e saborosas.

Veja tamb√©m…