Como fazer soro de leite coalhado

Apresentação

Soro de leite coalhado ou Buttermilk, buttermilk ou buttermilch, nomes com que √© chamada no exterior, √© um produto da transforma√ß√£o do creme em manteiga e √© muito utilizada na culin√°ria anglo-americana. A caracter√≠stica do leitelho √© o seu sabor azedo, que confere um toque azedo muito leve mas agrad√°vel aos doces e produtos fermentados, e a sua capacidade de tornar as prepara√ß√Ķes macias e fofas. Al√©m de prepara√ß√Ķes doces, use o leitelho tamb√©m para marinar carne e ca√ßa, a fim de amolec√™-la (por exemplo, o frango frito americano √© marinado em leitelho).

Entre suas propriedades est√° certamente a baixa ingest√£o cal√≥rica. No mercado, o leitelho nem sempre √© f√°cil de encontrar, ent√£o al√©m dos supermercados bem abastecidos, ele √© vendido em lojas √©tnicas por ser muito utilizado na culin√°ria anglo-sax√īnica e americana. Com este cart√£o da escola de culin√°ria explicamos como faz√™-lo de forma f√°cil e r√°pida em casa!

Ingredientes

INGREDIENTES PARA 125 G DE LEITELHO PREPARADO COM CREME

  • Creme de leite l√≠quido fresco 250 ml

INGREDIENTES PARA 125 G DE LEITELHO PREPARADO COM IOGURTE

  • Iogurte desnatado 62 g
  • Leite desnatado 62 g
  • Suco de lim√£o 1 colher de ch√°

Como fazer Buttermilk com creme

Existem duas maneiras de preparar o leitelho mas a simples requer o uso de creme de leite. Despeje o creme de leite em uma tigela limpa e, com uma batedeira ou uma batedeira planet√°ria equipada com batedeiras, comece a bater o creme, continue at√© que o creme tenha “desmontado” tornando-se s√≥lido, quando voc√™ chega a este ponto, significa que o leite e a parte da gordura se separaram. Para conseguir isso, voc√™ precisar√° bater o creme por cerca de 20 minutos.

Neste ponto, coloque a parte gordurosa em uma peneira de malha estreita e pressione com uma espátula para que saia todo o líquido contido. Compacte a parte gorda, assim obterá a manteiga, enquanto o líquido restante é o soro de leite coalhado (5-6). Com um pacote de 250ml de creme de leite fresco você obtém cerca de 90g de manteiga e 125ml de leitelho.

Como fazer Buttermilk com iogurte

Existe uma outra versão para preparar o leitelho em casa, certamente mais simples e rápida e que pode ser uma alternativa válida ao verdadeiro leitelho. Logo após, esprema o limão, tendo o cuidado de filtrar as sementes, despeje o iogurte desnatado em uma tigela, dissolva usando um batedor manual e adicione o leite desnatado e finalmente o suco de limão, mexa bem até obter uma mistura homogênea, deixe descansar por 10 minutos antes de adicioná-la ao preparo!

Armazenar

Armazenar na geladeira por cerca de 1 semana ou no freezer por 2 a 3 semanas.

Conselho

Veja tamb√©m…